PROJETO MENTES SORRIDENTES
Dentro da sala de aula
Jardim de infância
SESSÃO 9
Ouve atentamente a sessão abaixo
CONTEÚDO
- Exercício respiratório
- Perceção sensorial (olfato)
OPERACIONALIZAÇÃO
- Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
- Fechar olhos, mãos na barriga ou sob o colo, contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho repetir 3/4x
- Turma em vários grupos com caixas que contêm vários odores. Cada grupo tem de adivinhar conteúdo sem o ver (ex.: caixa de fósforos com buracos – dentro pode ter alfazema ou alguma planta ou objeto com cheiro intenso, p. ex, chocolate, café). Trocam a caixa com o grupo seguinte.
- Sentado, olhos fechados, as mãos sobre a barriga ou palmas da mão sobre as pernas
- Contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho Espreguiçar todo o corpo
- Avaliação emocional posterior (como me sinto agora?)
- Prosseguir as atividades programadas
NOTAS
TPC – antes de comer a refeição, fechar os olhos e tentar perceber todos os odores que ela emite
Na sala de jardim de infância – dar 1 rebuçado a cada aluno e pedir para o comerem com o nariz tapado (usar polegar e indicador para apertar o nariz). Devem descrever o que saborearam. Voltam a comer o rebuçado, mas com o nariz destapado – o sabor é o mesmo?
O olfato permite-nos saborear os paladares! Sem ele não sentimos os sabores da comida! Sentidos estão interligados.