Jardim de infância – Sessão 9

PROJETO MENTES SORRIDENTES

Dentro da sala de aula

Jardim de infância

SESSÃO 9

CONTEÚDO

  • Exercício respiratório
  • Perceção sensorial (olfato)

OPERACIONALIZAÇÃO

  • Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
  • Fechar olhos, mãos na barriga ou sob o colo, contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho repetir 3/4x
  • Turma em vários grupos com caixas que contêm vários odores. Cada grupo tem de adivinhar conteúdo sem o ver (ex.: caixa de fósforos com buracos – dentro pode ter alfazema ou alguma planta ou objeto com cheiro intenso, p. ex, chocolate, café). Trocam a caixa com o grupo seguinte.
  • Sentado, olhos fechados, as mãos sobre a barriga ou palmas da mão sobre as pernas
  • Contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho Espreguiçar todo o corpo
  • Avaliação emocional posterior (como me sinto agora?)
  • Prosseguir as atividades programadas

NOTAS

TPC – antes de comer a refeição, fechar os olhos e tentar perceber todos os odores que ela emite

 

Na sala de jardim de infância – dar 1 rebuçado a cada aluno e pedir para o comerem com o nariz tapado (usar polegar e indicador para apertar o nariz). Devem descrever o que saborearam. Voltam a comer o rebuçado, mas com o nariz destapado – o sabor é o mesmo?

 

O olfato permite-nos saborear os paladares! Sem ele não sentimos os sabores da comida! Sentidos estão interligados.

error: Conteúdo protegido