PROJETO MENTES SORRIDENTES
Dentro da sala de aula
Jardim de infância
SESSÃO 6
Ouve atentamente a sessão abaixo
CONTEÚDO
- Consciência respiratória
OPERACIONALIZAÇÃO
- Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
- Sentado, olhos fechados, 1 mão sobre abdómen, outra sobre pulmões
- Sentir a respiração normal
- Sentar em frente a um colega e coordenar a respiração com ele – procurar respirar ao mesmo ritmo. Procurar manter a observação do corpo do colega e consciência do seu corpo e respiração.
- Tentar perceber como se sente o ar a passar nas narinas (faz comichão? está frio? É suave?) e como se sente o ar ao sair da boca (quente? Mais denso?)
- Espreguiçar todo o corpo
- Avaliação emocional posterior (como me sinto agora?)
Prosseguir as atividades programadas
NOTAS
Educação Motora
Flexão de tronco (levantar braços na inspiração acima do corpo e soltar o corpo até ao chão na expiração)
Crianças deitadas em frente a colega com pés apoiados nos pés fazem a bicicleta (movimento de bicicleta com as pernas; movimento vertical – uma perna para cima e outra para baixo; movimento horizontal; movimento empurrar; movimento coração. Experimentar nestes movimentos ritmos diferentes. De seguida efetuar a mesma sequência com os braços.