Jardim de infância – Sessão 4

PROJETO MENTES SORRIDENTES

Dentro da sala de aula

Jardim de infância

SESSÃO 4

CONTEÚDO

  • Consciência respiratória

OPERACIONALIZAÇÃO

  • Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
  • Sentado, olhos fechados, 1 mão sobre abdómen, outra sobre pulmões
  • Sentir a respiração normal
  • Educador pode fazer previamente com as crianças pequena flor/ moinho que rode com respiração ou optar por bolas de sabão, reais ou imaginárias
  • Sentado, olhos abertos, uma mão sobre abdómen, outra agarra flor / moinho
  • Contar até 3 inspirando pelo nariz (imaginar que se está a cheirar a flor), contar até 3 expirando devagarinho (fazer voar as folhas ou rodar o moinho) repetir 3/4x
  • Tentar perceber como se sente o ar a passar nas narinas (faz comichão? está frio? É suave?) e como se sente o ar ao sair da boca (quente? Mais denso?)
  • Espreguiçar todo o corpo
  • Avaliação emocional posterior (como me sinto agora?)
  • Prosseguir as atividades programadas

NOTAS

TPC – experimentar sentir a respiração quando estiver deitado para dormir

 

Educação motora

Sentados com as costas direitas usam a inspiração para subir os ombros até à orelhas e baixam com a respiração, deixando o pescoço muito esticado. Começam a fazer o exercício mais depressa e vão desacelerando até respirarem muito devagarinho (inspiração e expiração lentas correspondente aos respetivo movimento de ombros)

 

De seguida usar o pescoço.

Enquanto expira, deixar a cabeça pender sobre o peito, colando o queixo ao peito, depois inspirar levando a cabeça para trás. Voltar lentamente para frente, expirando pela boca, repetindo cinco vezes o movimento coordenado com a respiração.

Giratório – deixar a cabeça pender sobre o peito, balançar levemente e girar como se o pescoço fosse um eixo num movimento total partindo do centro e terminando no centro. Inspirar enquanto o movimento é executado e expirar quando voltar ao centro do peito.

error: Conteúdo protegido