PROJETO MENTES SORRIDENTES
Dentro da sala de aula
Jardim de infância
SESSÃO 10
Ouve atentamente a sessão abaixo
CONTEÚDO
- Exercício respiratório
- Perceção sensorial (audição)
OPERACIONALIZAÇÃO
- Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
- Fechar olhos, mãos na barriga ou sob o colo, contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho repetir 3/4x
- Agarrar caneca cujo conteúdo está tapado. Cheirar. Tentar adivinhar. Beber leite de chocolate quente (conteúdo não se vê)
- Alternativa: de olhos fechados, colocar na língua M&M ou passa de uva (verificar alergias). Facilitador dá indicação – sentir textura na língua (rugoso ou liso), saborear devagarinho (o que acontece à medida que a saliva se mistura com aquele alimento?), chupar devagar (o sabor muda? Fica mais macio), trincar devagarinho (a que sabe?)
- Alternativa: 2 copos tapados com 2 sumos – 1 natural, outro artificial. Provar, saborear, registar as diferenças, observar visualmente as diferenças.
- Outro exercício – exercício de imaginação – imaginar que têm um limão na mão. Observar a cor, a textura, sentir o aroma. Imaginar que levam à boca uma fatia fininha de limão e a mordem: que sensações e pensamentos ocorrem? Como reage o corpo? Observar como a mente e o corpo estão ligados – só o pensamento já suscitou reação física e repúdio.
- Sentado, olhos fechados, as mãos sobre a barriga ou palmas da mão sobre as pernas.
- Contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho.
- Espreguiçar todo o corpo
- Avaliação emocional posterior (como me sinto agora?)
- Prosseguir as atividades programadas
NOTAS
TPC – antes de comer a refeição, fechar os olhos e tentar perceber todas as pessoas que contribuíram para esta refeição estar no prato. Agradecer a cada uma.