PROJETO MENTES SORRIDENTES
Dentro da sala de aula
1.º CICLO
SESSÃO 8
Ouve atentamente a sessão abaixo
CONTEÚDO
- Exercício respiratório
- Perceção sensorial (visão)
OPERACIONALIZAÇÃO
- Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
- Fechar olhos, mãos na barriga ou sob o colo, contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho repetir 3 ou 4 vezes.
- O professor distribui a cada criança uma folha diferente de árvore. Esta apenas pode ser vista por ela que observa todos os pormenores e os regista. Depois, o professor volta a redistribuir as folhas sem que os colegas vejam a quem calhou a sua. Quem tinha a folha deve descrevê-la com o máximo pormenor para que o colega que a tem a identifique e mostre à turma.
- Alternativa – cada criança escolhe um objeto de que goste e que usa diariamente e observa-o com pormenor, registando todas as caraterísticas que observa como se fosse a primeira vez que o vê (ex.: afia, lápis, livro, etc.). Coloca esse objeto em cima da mesa misturado com outros semelhantes e partilha em voz alta sem referir que objeto é. Os colegas tentam adivinhar.
- Sentado, olhos fechados, as mãos sobre a barriga ou palmas da mão sobre as pernas.
Contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho .
NOTAS
TPC – observar os pormenores do caminho para casa como se fosse a primeira vez que o estão a fazer. Que coisas novas notam e em que nunca tinham reparado?