1º Ciclo – Sessão 4

PROJETO MENTES SORRIDENTES

Dentro da sala de aula

1.º CICLO

SESSÃO 4

CONTEÚDO

  • Consciência corporal
  • Perceção sensorial (audição)

OPERACIONALIZAÇÃO

  • Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…).
  • Fechar olhos, mãos na barriga ou sob o colo, contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho repetir 3 ou 4 vezes.
  • De olhos fechados, tentar adivinhar os sons que ocorrem (podem ser pedras dentro de uma caixa, instrumentos musicais, etc). Professor faz um som de cada vez e alunos escrevem num papel o som que identificaram. Confirmar.
  • Sentado, olhos fechados, as mãos sobre a barriga ou palmas da mão sobre as pernas.
  • Contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho
  • Espreguiçar todo o corpo.
  • Avaliação emocional posterior (como me sinto agora?).
  • Prosseguir aula normal.

NOTAS

TPC – em silêncio, escutar todos os sons que te rodeiam quando estás num local público (ex.: paragem de autocarro ou supermercado) – quantos sons consegues percecionar?

Articulação com Expressão Artística e Físico-Motora

Dançar para expressar diferentes emoções – alegria, tristeza, medo, música muda subitamente de ritmo, têm de estar atentos aos ritmos (sons).

error: Conteúdo protegido