PROJETO MENTES SORRIDENTES
Dentro da sala de aula
1.º CICLO
SESSÃO 4
Ouve atentamente a sessão abaixo
CONTEÚDO
- Consciência corporal
- Perceção sensorial (audição)
OPERACIONALIZAÇÃO
- Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…).
- Fechar olhos, mãos na barriga ou sob o colo, contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho repetir 3 ou 4 vezes.
- De olhos fechados, tentar adivinhar os sons que ocorrem (podem ser pedras dentro de uma caixa, instrumentos musicais, etc). Professor faz um som de cada vez e alunos escrevem num papel o som que identificaram. Confirmar.
- Sentado, olhos fechados, as mãos sobre a barriga ou palmas da mão sobre as pernas.
- Contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho
- Espreguiçar todo o corpo.
- Avaliação emocional posterior (como me sinto agora?).
- Prosseguir aula normal.
NOTAS
TPC – em silêncio, escutar todos os sons que te rodeiam quando estás num local público (ex.: paragem de autocarro ou supermercado) – quantos sons consegues percecionar?
Articulação com Expressão Artística e Físico-Motora
Dançar para expressar diferentes emoções – alegria, tristeza, medo, música muda subitamente de ritmo, têm de estar atentos aos ritmos (sons).