1º Ciclo – Sessão 2

PROJETO MENTES SORRIDENTES

Dentro da sala de aula

1.º CICLO

SESSÃO 2

  1. Consciência corporal
  2. Exercício respiratório
  • Recordar áreas do cérebro, reproduzir o modelo da mão utilizando a respiração
  • Como nos podemos acalmar quando estamos muito agitados, nervosos, preocupados?
  • – rir durante 15 segundos o máximo que se conseguir- de pé, sacudir todo o corpo e depois fazer 3 respirações lentas
  • Iniciar respiração controlada – consciência respiratória
  • – Respiração 1-2 (1 nariz, 2 – boca, contar lentamente), 10 ciclos seguidos – mãos sobre o abdómen (sobe/desce), sentir o movimento do abdómen, posicionar uma mão sobre o coração, sentir a batida, ritmo- Partilhar o que a mente fez enquanto nos tentámos focar
  • Apresentar ou fazer com crianças o “Frasco da tranquilidade” (pode ser usado sempre que criança se sentir muito agitada) –
  • Referir a simbologia – etapas – Frasco = cérebro
  • Brilhantes dentro do frasco são os pensamentos e os sentimentos (usar uma cor para representar cada 1)Mostrar frasco – de manhã, cérebro acorda e está calmo, vai tomar o pequeno-almoço (agita), vai para a escola (agita), recreio (agita mais), etc. O que acontece ao nosso cérebro? Sentimentos e pensamentos ficam baralhados.Como volta a ficar calmo? Respirando.Respirar devagarinho (nariz-boca) poisando o frasco e observando como a água volta a ficar transparente. 
  • Autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
  • Esclarecer que vão começar a fazer diariamente este exercício para deixar a mente e o coração tranquilos. Este exercício é pessoal e implica escutar e não falar, exceto quando solicitado. Qualquer aluno que se sinta desconfortável com o exercício pode observar sem interferir ou será convidado a sair, se perturbar.
  • Iniciar exercício – identificar localização de pulmões e estômago
  • Sentados, olhos fechados, 1 mão sobre abdómen, outra sobre pulmões
  • Sentir a respiração normal (reparar como o ar entra pelo nariz naturalmente e sai pela boca sem que nos preocupemos com isso).Contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando (imaginar o barulho das abelhas e produzi-lo com os lábios soltando o ar enquanto facilitador conta até 3) – respiração da abelha
  • Repetir 3x
  • Espreguiçar todo o corpo
  • Avaliação emocional posterior (como me sinto agora?)
  • Prosseguir aula normal

TPC


Experimentar sentir a respiração quando estiver deitado para dormir


Trazer peluche favorito


Frasco da tranquilidade

Veja o Video

+ CONTEÚDO
  1. Consciência corporal
  2. Exercício respiratório
+ OPERACIONALIZAÇÃO
  • Recordar áreas do cérebro, reproduzir o modelo da mão utilizando a respiração
  • Como nos podemos acalmar quando estamos muito agitados, nervosos, preocupados?
  • – rir durante 15 segundos o máximo que se conseguir- de pé, sacudir todo o corpo e depois fazer 3 respirações lentas
  • Iniciar respiração controlada – consciência respiratória
  • – Respiração 1-2 (1 nariz, 2 – boca, contar lentamente), 10 ciclos seguidos – mãos sobre o abdómen (sobe/desce), sentir o movimento do abdómen, posicionar uma mão sobre o coração, sentir a batida, ritmo- Partilhar o que a mente fez enquanto nos tentámos focar
  • Apresentar ou fazer com crianças o “Frasco da tranquilidade” (pode ser usado sempre que criança se sentir muito agitada) –
  • Referir a simbologia – etapas – Frasco = cérebro
  • Brilhantes dentro do frasco são os pensamentos e os sentimentos (usar uma cor para representar cada 1)Mostrar frasco – de manhã, cérebro acorda e está calmo, vai tomar o pequeno-almoço (agita), vai para a escola (agita), recreio (agita mais), etc. O que acontece ao nosso cérebro? Sentimentos e pensamentos ficam baralhados.Como volta a ficar calmo? Respirando.Respirar devagarinho (nariz-boca) poisando o frasco e observando como a água volta a ficar transparente. 
  • Autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
  • Esclarecer que vão começar a fazer diariamente este exercício para deixar a mente e o coração tranquilos. Este exercício é pessoal e implica escutar e não falar, exceto quando solicitado. Qualquer aluno que se sinta desconfortável com o exercício pode observar sem interferir ou será convidado a sair, se perturbar.
  • Iniciar exercício – identificar localização de pulmões e estômago
  • Sentados, olhos fechados, 1 mão sobre abdómen, outra sobre pulmões
  • Sentir a respiração normal (reparar como o ar entra pelo nariz naturalmente e sai pela boca sem que nos preocupemos com isso).Contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando (imaginar o barulho das abelhas e produzi-lo com os lábios soltando o ar enquanto facilitador conta até 3) – respiração da abelha
  • Repetir 3x
  • Espreguiçar todo o corpo
  • Avaliação emocional posterior (como me sinto agora?)
  • Prosseguir aula normal
+ NOTAS

TPC


Experimentar sentir a respiração quando estiver deitado para dormir


Trazer peluche favorito


Frasco da tranquilidade

Veja o Video

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