PROJETO MENTES SORRIDENTES
Dentro da sala de aula
1.º CICLO
SESSÃO 13
Ouve atentamente a sessão abaixo
CONTEÚDO
- Exercício respiratório
- Loving kindness
OPERACIONALIZAÇÃO
- Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
- Fechar olhos, mãos na barriga ou sob o colo, contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho repetir 3 ou 4 vezes.
- De olhos fechados, voltar a visualizar uma pessoa da vida da criança que convive diariamente com ela e lhe é especial. Mentalmente repetir frases como “Que estejas feliz; Que estejas tranquila; Que estejas bem;” (3x)
- Mantendo os olhos fechados, respirar profundamente 3x. Espreguiçar todo o corpo.
- Abrir os olhos e regressar à sala.
- Avaliação emocional posterior (o que senti quando pensei naquela pessoa. Como se manifestaram fisicamente essas emoções? Como me sinto agora?).
- Reflexão conjunta – desejar o bem a quem nos rodeia ajuda-nos a ser (mais) felizes. Alertar para a importância de agradecer a quem nos ajuda de forma direta ou indireta (ex. comida no prato, da roupa que vestimos).
- Prosseguir aula normal.
NOTAS
TPC – Durante a semana ter atitudes de ajuda a alguém (1x/ dia) – ex.: ajudar uma idosa a ler os preços no supermercado, apanhar do chão um objeto que um colega deixou cair, pôr a mesa sem ninguém em casa pedir, etc. Dialogar com os alunos para saber como essas atitudes os fizeram sentir.