1º Ciclo – Sessão 13

PROJETO MENTES SORRIDENTES

Dentro da sala de aula

1.º CICLO

SESSÃO 13

CONTEÚDO

  • Exercício respiratório
  • Loving kindness

OPERACIONALIZAÇÃO

  • Prévia autoavaliação emocional (como me sinto? Agitado? Nervoso? Cheio de energia?…)
  • Fechar olhos, mãos na barriga ou sob o colo, contar até 3 inspirando pelo nariz, contar até 3 expirando devagarinho repetir 3 ou 4 vezes.
  • De olhos fechados, voltar a visualizar uma pessoa da vida da criança que convive diariamente com ela e lhe é especial. Mentalmente repetir frases como “Que estejas feliz; Que estejas tranquila; Que estejas bem;” (3x)
  • Mantendo os olhos fechados, respirar profundamente 3x. Espreguiçar todo o corpo.
  • Abrir os olhos e regressar à sala.
  • Avaliação emocional posterior (o que senti quando pensei naquela pessoa. Como se manifestaram fisicamente essas emoções? Como me sinto agora?).
  • Reflexão conjunta – desejar o bem a quem nos rodeia ajuda-nos a ser (mais) felizes. Alertar para a importância de agradecer a quem nos ajuda de forma direta ou indireta (ex. comida no prato, da roupa que vestimos).
  • Prosseguir aula normal.

NOTAS

TPC – Durante a semana ter atitudes de ajuda a alguém (1x/ dia) – ex.: ajudar uma idosa a ler os preços no supermercado, apanhar do chão um objeto que um colega deixou cair, pôr a mesa sem ninguém em casa pedir, etc. Dialogar com os alunos para saber como essas atitudes os fizeram sentir.

error: Conteúdo protegido